Grupo Mineiro
Com base no estudo sobre bromatologia e a necessidade nutricional de bovinos de corte, na fase de terminação, é necessário ressaltar alguns pontos nutricionais: a Digestibilidade “in vitro” da Matéria Seca (DIVMS), a vitamina A, Proteína Digestível (PD) e a Energia Metabolizável (EM), abaixo temos a descrição de cada item:
DIVMS: é a simulação feita em laboratório do ambiente ruminal, com a utilização do próprio liquido ruminal, havendo assim grande semelhança com a digestibilidade do rumem. A partir desse teste é possível analisar a digestibilidade de alimentos.
Vitamina A: é na pratica a principal vitamina para os bovinos, ela participa de vários processos fisiológicos do animal, como a produção e manutenção da pele, das mucosas, na estruturação óssea e na imunidade. Sua deficiência acarreta aos bovinos muitas conseqüências, como a cegueira noturna, indisponibilidade alimentar e predisposição à doenças.
PD: é equivalente a parcela da PB (Proteína Bruta) que o animal é capaz de digerir e utilizar no seu metabolismo, sendo que no calculo de proteínas pelo método de Wende entra algumas parcelas que não são utilizadas pelo animal.
EM: é o ganho real em energia pelo animal, medida em mega calorias (Mcal), ou seja, a energia real metabolizada pelo animal naquele determinado alimento, é o resultado da EB (Energia Bruta) – energia perdida na urina e fezes e gases.
Grupo Agrosilo
Também com o tema de bovinos de corte, fez complementações em nossos resultados, analisando e corrigindo a descrição da energia metabolizável.
Grupo Canchin
Com o tema sobre a alimentação de eqüinos enfatizaram a importância da alimentação balanceada dos animais. Os eqüinos não possuem rumem, como os bovinos, o que faz com que no estomago dos animais sejam absorvidos os açucares simples dos alimentos, sendo no intestino grosso onde acontece a quebra das fibras e onde são absorvidas em maior quantidade. A alimentação dos eqüinos deve conter cerca de 50% de fibra, para que o animal não sofra com timpanismo (mal estar devido à má alimentação do animal, devido ao excesso de gases, podendo levar ate a morte). A alimentação dos eqüinos além de ser balanceada deve ocorrer em parcelas.
Grupo AgroIFTM
Com o tema aves de corte, o grupo falou sobre a utilização do Cálcio na alimentação dos animais. O cálcio atua na formação muscular das aves na fase de crescimento. Deixando de ser necessário em outras fases, pois o seu período do nascimento ate o abate é muito curto, de 22 a 42 dias.
Grupo One Woman
O grupo falou sobre a importância da vitamina D em gado leiteiro. Os bovinos possuem percursores esteroidal 7-dehidrocolesterol, que através dos raios solares se transformam em vitamina pro ativa. Essa vitamina pro ativa é metabolizada nos rins e fígado tornando-se vitamina ativa (D3). Foi discutido que a fazenda colorado mantém seus animais em locais fechados, com iluminação artificial, tornando necessária a suplementação através da alimentação.
Grupo NutriAgro
O tema do grupo foi a alimentação de ovinos. O eles destacaram foi que a quantidade de matéria seca na alimentação dos animais influencia no seu peso vivo. Existe também uma relação entre o peso do animal e sua alimentação (quantidade em Kg de alimento/peso do animal), e sua produção. Animais pequenos comem muito e produzem bem. Animais de porte médio comem muito e produzem muito. Animais de grande porte comem menos, porém produzem menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário