quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Fabricação de Ração


           No dia 23 de fevereiro foi realizada uma visita a fábrica de rações do Instituto Federal do Triângulo Mineiro- Campus Uberlândia para conhecer os ingredientes utilizados na fabricação de ração dos diferentes tipos de animais dentre eles bovino, caprino, ave, suíno. A ração balanceada fornece os vários nutrientes em proporções e quantidades, de modo que venham nutrir adequadamente o animal. 
           Para qualidade final do produto no conceito básico de uma fabricação de ração deve existir a preocupação e cuidado com a matéria prima, os ingredientes ativos, os maquinários  que são utilizados  no processo, armazenagem e o manejo. 
           De acordo com a classificação internacional de alimentos, eles se dividem em 8 classificações; para fabricação de ração no Instituto Federal- Campus Uberlândia são utilizados 3 classificações sendo elas:

          - Alimentos energéticos ou basais: consistem em alimentos concentrados que possuem menos de 20% de proteína (farelo de soja, farelo de milho, farelo de trigo, óleo de soja, sal comum e açúcar).

         - Suplemento mineral: Constituem-se dos compostos minerais utilizados na alimentação (sal mineral e calcário).
    
          -Núcleo:  misturas de minerais e vitaminas essenciais para o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais (suplemento vitamínico, suplemento protéico, suplemento mineral).
      

Núcleo de coelho do Sítio Master (Fonte: Arquivo pessoal).





 Carreta graneleira para transporte das rações (Fonte: Arquivo pessoal).



 Misturador de ração (Fonte: Arquivo pessoal).



Nutrinucleo Pré-Leitão 4000(Fonte: Arquivo pessoal).
Referências:

Nomenclatura e classificação dos alimentos. (s.d.). Acesso em 07 de Março de 2017, disponível em Nutrição Animal: https://sites.google.com/site/nutricaoanimaluesc/home/extra/segundo-credito/04---nomenclatura-e-classificacao-dos-alimentos


Componentes do grupo:
Marcos Vinicius
Gregório Fernandes
Matheus Fernandes
Samara Silvestre
Gabriel Felipe
Antônio Neto
Victor Hugo Mendes



CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ALIMENTOS:

- FORRAGENS SECAS E VOLUMOSAS: tipos de volumosos com teor de matéria seca maior que 18%  com teores de fibra detergente neutro maior ou igual a 25%, proteína bruta menor ou igual a 20%, com menos de 60% de nutrientes digestíveis totais.

- PASTOS E FORRAGENS VERDES: tipos de volumosos com teor de matéria seca menor que 18% com teores de fibra detergente neutro maior ou igual a 25%, proteína bruta menor ou igual a 20% , com menos de 60% de nutrientes digestíveis totais.
-ENSILADOS: processo de armazenagem de determinada forrageira em que o teor de matéria seca deve estar ente 30 a 37% de matéria seca e mais de 3% de carboidratos solúveis na matéria original.
-ALIMENTOS ENERGÉTICOS OU BASAIS: consistem em alimentos com índice de proteína bruta menor que 20%, com teor de matéria seca menor que 18%  de fibra bruta, com mais de 60% de nutrientes digestíveis totais.
-SUPLEMENTOS PROTEICOS:  consistem em alimentos com índice maior que 20% de matéria seca de peso bruto, e por essa razão apresentam altos custos.
-SUPLEMENTOS MINERAIS: Constituem-se dos compostos minerais utilizados na alimentação, somente minerais.
-SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS: Engloba todas as vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, somente vitaminas.
-ADITIVOS NÃO NUTRITIVOS: substâncias adicionadas às rações com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar as suas propriedades desde que não altere seu valor nutritivo.






2 comentários:

  1. O trabalho de vocês está bom mas poderia ficar melhor.

    Vejam as instruções na descrição da atividade e corrijam o post, além é claro das observações colocadas ao longo do texto.

    Faltou muita foto dos ingredientes. Se não tiverem as fotos, voltem lá e façam as fotos que faltam.

    ResponderExcluir
  2. Apenas correção parcial, faltou cuidado na construção do texto. Sei que são melhores do que isso, caprichem mais na próxima vez

    ResponderExcluir