quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

FORMULAÇÃO DE RAÇÃO - EQUIPE CANCHIM

    Na aula pratica de hoje, fomos ao fábrica de ração animal do IFTM, lá tivemos conhecimento sobre as combinações  de ingredientes necessários para cada tipo de animal em sua devida faixa etária.
  
    Silo - Fonte Thalles Andreus

  O processo de formulação da ração (combinação de alimentos) é  basicamente formado por três etapas: suposição de nutrientes necessários para o animal, cálculo dos nutrientes fornecidos pelos alimentos e organização do problema para alcançar a combinação exata onde possa melhorar o desempenho do animal a um menor custo.

   Na instituição para a produção da ração e utilizado como ingredientes: núcleo (junção de vários nutrientes essenciais), sal mineral, calcário, milho ou soja, óleo de soja, açúcar, variando em relação ao animal (espécie e idade). Esses ingredientes seguem o padrão da classificação internacional, explicado abaixo:

Caracterização da classificação internacional de alimentos:

Forragens secas e volumosas: é caracterizado por um alimento com índice > 18% de matéria seca; teor fibra em detergente neutro >25%; proteína bruta < 20%; menos de 60% de nutrientes digestíveis totais.

Pastos e forragens verdes: é caracterizado por um alimento com índice < 18% de matéria seca; teor fibra em detergente neutro >25%; proteína bruta < 20%; menos de 60% de nutrientes digestíveis totais.

Ensilados: é caracterizado por alimento entre 30% e 37% de matéria seca; > 3% de cho/mo.

Alimentos energéticos ou basais: são caracterizados por um índice < 20% de proteína bruta ;<18% de matéria seca de fibra bruta : > 60% de nutrientes digestíveis totais.

Suplementos proteicos: são caracterizados por por apresentar concentração com o minimo de 20%de proteína bruta, por esse motivo tem alto custo. São usados em rações para suprir o déficit de outros alimentos concentrados e volumosos.

Suplementos minerais: são caracterizados por um índice de 0% de proteína bruta ; 0% de matéria seca de fibra bruta ; 0% de nutrientes digestíveis totais; somente minerais.

Suplementos vitamínicos: são caracterizados por um índice de 0% de proteína bruta ; 0% de matéria seca de fibra bruta ; 0% de nutrientes digestíveis totais; somente vitaminas.

Aditivos não nutrientes: são caracterizados como substancias adicionadas às rações com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar as suas propriedades desde que não altere seu valor nutritivo.


 Carreta graneleira - Fonte Thalles Andreus
 Farelo de milho - Fonte Thalles Andreus
 Essa aula foi de grande importância para o grupo, pois aprendemos desde o processo de produção e manipulação da ração, armazenamento, funcionamento das maquinas e balanceamento da ração para diferentes tipos de animais de diferentes faixas etárias com o auxilio do responsável pelo local, Sr. Pedro.

Integrantes do grupo: Bianca, Fausto, Gabriela, Iron, Pollyanna, Silviane, Thalles.


2 comentários:

  1. Revejam as orientações dessa atividade no post que a descreve.

    Saber filtrar e ter foco nas informações que se quer, facilita a execução e conclusão do trabalho.

    Quando revisarem o post publiquem um comentário aqui dizendo como poderiam ter feito o trabalho melhor logo na primeira vez.

    ResponderExcluir