quinta-feira, 9 de março de 2017

Composição Bromatológica dos Alimentos e Definições:

Alunos: Bianca Leite (Presente); Fausto Colli (Presente); Gabriela Martins (Presente); Iron Araujo (Presente); Pollyanna Rosa (Presente); Silviane Rodrigues (Presente); Thalles Andreus (Ausente).

Figura 1 - Atividade de aula

Figura 2 - Atividade de aula, (Cladograma).


Referencia: 

Pioneer Composição Bromatológica. Disponível em: http://www.pioneersementes.com.br/milho/silagem/analise-bromatologica. Acessado em: 09 de março de 2017.




5 comentários:

  1. Moçada, acho que o trabalho de vocês ficou bom, mas quero pedir que tentem uma maior interação entre os membros do grupo, sinto as vezes que alguns ficam distantes e contribuem pouco para o desenvolvimento da atividade, enquanto outros se dedicam a finco nos desafios.

    Quem disse que seria fácil, né? Vocês são melhores do que tem feito, eu acredito no potencial de todos vocês.

    Com relação a primeira parte do trabalho, gostaria que fizessem algumas correções/análises/estudos aprofundados.

    1) A água é um nutriente? Porque?
    2) É possível o animal obter nitrogênio que não seja de uma fonte orgânica? Qual?
    3) O que é pectina?
    4) Explique a diferença entre FDN e FDA.
    5) Só há um tipo de mineral? (Do ponto de vista nutricional)
    6) EE SEMPRE corresponde ao teor de óleo da silagem?
    7) De exemplo(s) de CNF e ENN

    Coloquem as respostas no comentário abaixo e se acharem necessário refaçam o mapa mental corrigindo as informações. Postem um novo mapa mental e compare o primeiro com o segundo.

    Prazo para correção: 31/03/17

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 1) A água é um nutriente? Porque?
    Sim, pois segundo a definição de nutriente diz que é qualquer elemento ou composto químico fundamental para o metabolismo de um organismo vivo, sendo resultante de uma decomposição de algum alimento, onde ocorre no sistema digestivo dos animais. Ainda para ressaltar a afirmação podemos indicar alguns processos em que a água é indispensável como: transporte de nutrientes, controle de temperatura, solventes para o transporte de excrementos e manutenção do balanço de íons e fluídos.

    2) É possível o animal obter nitrogênio que não seja de uma fonte orgânica? Qual?
    Não.

    3) O que é pectina?
    Pectina é considerada uma proteína, um polissacarídeo existente em tecidos vegetais, nas paredes celulares. Agente responsável pela adesão das células e na resistência mecânica. A Pectina, apesar de ser um componente associado à parede celular, é quase completamente digerida no rúmen (90 a 100%) e, além disso, apresenta menor efeito acidogênico ruminal do que o milho (Nocek & Tamminga, 1991). É encontrada em altos níveis em polpa cítrica ou de beterraba, casca de soja e forrageiras leguminosas dicotiledôneas e ausente em gramíneas (Allen & Knowlton, 1995).

    4) Explique a diferença entre FDN e FDA.
    Fibra Detergente Neutra, corresponde a celulose, hemicelulose e lignina e é considerado melhor indicativo para saber a quantidade de fibra de uma ração. Fibra Detergente Ácida, está contida no FDN, pois representa as partes de celulose e lignina (não é digestível pelos animais). Quanto maior o teor de FDA, pior a qualidade da ração. Portanto a diferença entre elas é que a Fibra Detergente Neutra corresponde a parte de hemicelulose diferentemente da Fibra Detergente Ácida.

    5) Só há um tipo de mineral? (Do ponto de vista nutricional)
    Não. Existem macro e micro.

    6) EE SEMPRE corresponde ao teor de óleo da silagem?
    Sim, pois o Extrato Etéreo (EE) ou gordura bruta compreende na fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno. O EE faz parte dos compostos não-nitrogenados presentes na matéria orgânica da MS dos alimentos, juntamente com os carboidratos.

    7) De exemplo(s) de CNF e ENN
    CNF (carboidratos não fibrosos) é uma fração facilmente digerida pelos animais que, engloba ácidos orgânicos, mono e oligossacarídeos, frutanas, amido, pectina e outros carboidratos exceto a hemicelulose e celulose encontradas na fração da Fibra em Detergente Neutro (FDN) (Van Soest, 1993; Hall 2003).
    ENN (extrativos não nitrogenados) representa “teoricamente” os carboidratos não estruturais e de mais fácil digestão, como os açúcares, o amido e a pectina.

    ResponderExcluir
  4. Correção das respostas anteriores.
    2) É possível o animal obter nitrogênio que não seja de uma fonte orgânica? Qual?
    É possível através da ureia.

    3) O que é pectina?
    A pectina é um polissacarídeo existente em tecidos vegetais, nas paredes celulares. Agente responsável pela adesão das células e na resistência mecânica. A Pectina, apesar de ser um componente associado à parede celular, é quase completamente digerida no rúmen (90 a 100%) e, além disso, apresenta menor efeito acidogênico ruminal do que o milho (Nocek & Tamminga, 1991). É encontrada em altos níveis em polpa cítrica ou de beterraba, casca de soja e forrageiras leguminosas dicotiledôneas e ausente em gramíneas (Allen & Knowlton, 1995).

    6) EE SEMPRE corresponde ao teor de óleo da silagem?
    O teor de óleo na silagem não é sempre que corresponde ao extrato etéreo (EE).


    Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v30n1/aop_3256.pdf .Acesso em: 27 mar. 2017.

    Disponível em: http://www.pioneersementes.com.br/milho/silagem/analise-bromatologica .Acesso em: 27 mar. 2017.

    Disponível em: http://www.veterinaria.org/revistas/redvet/n020207/020718.pdf .Acesso em: 27 mar. 2017.

    Disponível em: http://www.labnutrianimal.uff.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Itemid=32 .Acesso em: 27 mar. 2017.

    ResponderExcluir