quarta-feira, 1 de março de 2017

Amostragem do milho processo de ensilagem.


1   Relatório aula prática: Amostragem do milho processo de ensilagem.
    Integrantes:Breno Soares
Jonas Röder
Lara Silva
Lucas Barreto
Lucas Paulino (ausente)
Rainer Henrique
Rodrigo Ribeiro


   Introdução
 Uma forma mais barata e viável para a alimentação de ruminantes é, com toda certeza, a utilização direta da pastagem, porem, no Brasil a produção vegetal e animal e intensa graças ao seu clima tropical, que apresenta duas estações distintas - um período quente, chuvoso e de dias longos,e um período seco, de temperaturas amenas e dias curtos, sendo que nesta ultima estação citada ocorre escassez de alimentos e, conseqüentemente, queda na produção dos animais que se alimentam apenas das pastagens. Nesse período de seca, uma ação  para compensar a baixa disponibilidade de forragem nas pastagens, o produtor necessita ofertar um suplemento volumoso para que não, haja queda na produção de seu rebanho. Dentre as mais diversas alternativas disponíveis ao produtor a maioria o pita pela utilização da silagem, que nada mais e do que colher, picar, armazenar e conservar, por meio da fermentação anaeróbica, a forrageira produzida durante esse período.
Segundo Gale & Knight (1979), o tamanho da partícula é um importante fator na produção de silagem, influenciando o requerimento de potência na colhedora, densidade no transporte e no silo, e valor nutricional do produto final. Do ponto de vista nutricional, a diminuição no tamanho de partícula pode interferir no aumento da taxa de passagem, promovendo alterações no consumo voluntário do animal, e por conseqüência, no seu desempenho.

2.      Objetivo
Avaliação da planta, avaliação da trituração, verificação do tamanho das partículas, e identificar o peso da matéria seca.

3.      Materiais e Métodos


·         Plantas de milho;
  • Trator;
  • Ensiladeira;
  • Peneiras para realizar o método New Penn State Particle Size Separator ;
  • Jarra;
  • Balança;
  • Estufa;
  • Carreta basculante.
Figura 1: Peneiras para  realizar o método New Penn State Particle Size Separator. Arquivo pessoal
Figura 2: Conjunto trator ensiladeira e carreta basculante para o transporte. Arquivo pessoal


Primeiramente nos repartimos em grupos e fomos direcionados a áreas distintas e nessas áreas realizamos a colheita manual do milho sendo necessária apenas uma planta por aluno do grupo, gerando um total de seis plantas, em seguida trituramos três plantas na ensiladeira acoplada ao trator, recolhemos o resíduo triturado e o armazenamos em um saco, em seguida fomos para o laboratório a onde realizamos a pratica do método New Penn State Particle Size Separator que consiste em pegar uma quantidade de amostra e por nas peneiras e realizar a separação e pesar qual a quantidade retida em cada peneira e em seguida calcular qual a porcentagem de tamanho de partícula em cada peneira. Tendo um valor tabelado que se deseja alcançar.
Em seguida retiramos uma amostra de 300g do milho triturado e levamos a estufa determinar o volume de massa seca depois de 24hs, sendo que a amostra permaneceu por 24hs na estufa e houve uma perda de água de 98g.

4.      Resultados
Peneiras
Valores Observados
Proporção
Porcentagem
0,268
0,4669
46,69%
0,140
0,2439
24,39%
0,070
0,1220
12,20%
0,096
0,1672
16,72%

Tabela 1: Tabela com valores obtidos através da quantidade que ficou retida em cada peneira.
Total
0,5740
1,000
100%


Peneiras
Referências
Valores obtidos Grupo 4
Média dos Grupos
1
3-8%
46,69%
34,70%
2
45-65%
24,39%
29,80%
3
30-40%
12,20%
14,98%
4
<5%
16,72%
20,43%

Tabela 2: Tabela com valores referenciados e valores obtidos em campo com realização da pratica.


Como demonstrado na tabela 2 às porcentagens obtidas com a realização do New Penn State Particle Size Separator, se apresentam distantes dos valores referenciados obtidos também com milho triturado na realização deste método que são os valores que almejamos chegar.

5.      Conclusão
Por meio do experimento pudemos encontramos valores distintos do que esperávamos uma vez que pode estar ligada com os mais diversos fatores entre eles a velocidade da maquina quantidade de plantas trituradas ao mesmo tempo combinação de engrenagens e afiação das facas picadeiras. Então os valores obtidos estão ligados a velocidade da maquina, pois a mesma estava parada quantidade de planta afiação das facas e combinação de engrenagens corretas para obter a trituração em partículas de tamanho desejada, obter assim resultados semelhantes ou bem próximos ao da referência.

6.      Referências
LANES, Eder Christian de M. et al. Silagem de milho como alimento para o período da estiagem: como produzir e garantir boa qualidade. CES Revista, p. 1-14, 2006.


BeefPoint. Disponível no link: <https://goo.gl/LsMzbF>. Acesso em: 19 de fevereiro de 2017.

2 comentários:

  1. Quero parabenizá-los por cumprir a atividade, porém para que o relatório acima seja corrigido e considerado aprovado algumas correções deverão ser feitas.

    Selecionei partes aleatórias do texto para verificar a autenticidade do mesmo e facilmente notei que são cópias de outros textos, e algumas partes sem citação, isso caracteriza-se plágio. Olhem novamente na orientação da atividade o que caracteriza plágio.

    Vocês deverão revisar o texto todo, substituir as cópias por textos originais (autorais), acrescentar fotos/figuras para ilustrar a atividade e finalmente postar um comentário aqui em baixo sobre o que aprenderam e as dificuldades de refazer o trabalho.

    Tudo isso deverá ser feito até o dia 14/03 às 12:00hs

    ResponderExcluir