Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia
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|
ENGENHARIA AGRONÔMICA
NUTRIÇÃO ANIMAL - RELATÓRIO
Ayonara
Costa Alves
Giulyana
Isabele Silva Tavares
Hugo
Fagundes
Jackeliny
Batista Amorim
João Paulo
Rodrigues Vieira
João Vitor
Lima
Patrick
Araujo Franco
Paulo
Eduardo Oliveira Franco
Walter
Matheus Alves Ribeiro
PRODUÇÃO DE SILAGEM
Introdução
Na produção de
silagem, deve-se levar em consideração o tamanho da partícula, pois o tamanho
desta influencia no produto final, no valor necessitado de potência da
colhedora e até mesmo no valor nutricional, interferindo no consumo voluntário
e consequentemente no desempenho do animal(GALE & KNIGHT, 1979).
O tamanho médio de
partículas considerado ideal poderá ser obtido pela colheita da planta em
estádio de maturidade adequado e através do processamento físico exercido pela
colhedora de forragens sendo, nesse caso, fundamental a manutenção de afiação e
posicionamento do conjunto de facas.
Pode-se melhorar o processo
de consevação da silagem através da picagem e condicionamento mecânico, que
permite melhor acomodação do material dentro do silo, diminuindo a fase
aeróbica do processo de ensilagem (LAVEZZO, 1985).
Existe grande variabilidade
e diferentes metodologias para a mensuração do tamanho médio das partículas. Em
1996 um grupo de pesquisadores, chefiados pelo Dr. Jud Heinrichs, da
Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA), desenvolveram o sistema chamado de
Penn State Particle Size Separator que se constitui em um sistema de bandejas
perfuradas com orifícios de diferentes diâmetros que separam percentualmente a
forragem estratificada após a movimentação do conjunto.
Cada bandeja possui
perfurações com um diferente diâmetro; a primeira bandeja retém partículas com
diâmetro superior a 19 mm, a segunda bandeja retém partículas com diâmetro
entre 7,8 e 19 mm e a terceira e última bandeja, com fundo fechado, retém
partículas com diâmetro inferior a 7,8 mm. Depois de separadas, as quantidades
são anotadas em uma planilha e através de uma distribuição estatística
logarítmica do tipo Weibull é calculado o tamanho médio das partículas da
silagem.
O
método foi desenvolvido para ser trabalhado principalmente com silagem de milho
e sistemas de arraçoamento total (volumoso + concentrado) à base de silagem de
milho. O método foi largamente utilizado tanto nos EUA quanto em outros países
com boa aceitação (IGARASI, 2002).
Objetivo
A aula foi desenvolvida com
intuito de instruir sobre os processos da produção de ensilagem do milho, desde
a coleta das amostras no campo, ponto certo da cultivar (milho) para realizar o
procedimento, manejo correto da colheita analisando fatores climáticos e
relevo, o transporte da matéria processada, e a análise do tamanho médio de
partículas por meio do sistema Penn State Particle Size Separator a fim de
analisar qual a melhor granulometria e identificar o peso da matéria seca.
Materiais
- Ensiladeira;
- Trator;
- Foice;
- Balança;
- Peneira granulométrica;
- Estufa;
- Saco plástico;
-
Saco de papel.
Procedimentos
- Colheram-se seis pés de milho
e levamos até a ensiladeira para serem picados. Após o corte, armazenou-se o
material em saco plástico;
- Utilizou-se a peneira
granulométrica para verificar se os tamanhos das partículas estavam dentro do
padrão recomendado;
-
Balançou-se a peneira 5 vezes de cada lado, repetindo o movimento uma vez. Pesou-se
o material de cada peneira separadamente para calcular a proporção da peneira
granulométrica;
-
Pesou-se 300g do material, que foi deixado na estufa por 24h para cálculo da
matéria seca.
Resultados
Conforme a tabela abaixo é possível
observar que as porcentagens obtidas não satisfizeram a porcentagem ideal.
PENEIRAS
|
PESO (Kg)
|
PORCENTAGEM
|
REFERÊNCIA
|
1ª
|
0,158
|
37,26%
|
3 – 8%
|
2ª
|
0,120
|
28,30%
|
45 – 65%
|
3ª
|
0,060
|
14,15%
|
30 – 40%
|
4ª
|
0,086
|
20,28%
|
< 5%
|
Total
|
0,424
|
100%
|
Tabela 1: Comparação entre
as porcentagens obtidas e a porcentagem ideal.
PESO
AMOSTRA INICIAL
|
PESO APÓS
24H NA ESTUFA
|
300g
|
170,11g
|
Tabela 2: Teor de matéria
seca.
Conclusão
A partir dos cálculos observamos a desproporção. Esse fato
ocorreu devido à máquina parada, e a forma como era colocada a planta no local
de corte. Para um experimento com maior precisão é necessário nos aproximar da
realidade de campo, levando em consideração a quantidade de plantas cortadas,
velocidade de corte, afiação das facas e velocidade do vento para evitar grandes
perdas.
Referências
GALE, G.E.; KNIGHT, A.C.
Apparatus and procedure for the accurate assessment of forage chop lenght. In:
CONFERENCE ON FORAGE CONSERVATION IN THE 80.,
London, 1979. Proceedings. London: British
Grassland Society, 1979. p.335 – 338.
IGARASI, M.S. Controle de perdas na ensilagem de capim tanzânia (Panicum
maximum Jacq. cv. Tanzânia) sob os efeitos do teor de matéria seca, do tamanho
de partícula, da estação do ano e da presença do inoculante bacteriano.
Piracicaba, 2002. 152p. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Agricultura
“Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo.
KRAUS, T.J.;
KOEGEL, R.G.; STRAUB, R.J. ET AL. Leachate conductivity as index for
quantifying level of forage conditioning. In: ASAE ANUAL INTERNATIONAL METTING.
Minneapolis, 1997. Proceedings.
Minneapolis: ASAE, 1997. Paper 971100.
LAVEZZO, W. Silagem de capim elefante. Informe Agropecuário, v.11,
p.132, 1985.
Quero parabenizá-los por cumprir a atividade, porém para que o relatório acima seja corrigido e considerado aprovado algumas correções deverão ser feitas.
ResponderExcluirSelecionei partes aleatórias do texto para verificar a autenticidade do mesmo e facilmente notei que são cópias de outros textos, e algumas partes sem citação, isso caracteriza-se plágio. Olhem novamente na orientação da atividade o que caracteriza plágio.
Vocês deverão revisar o texto todo, substituir as cópias por textos originais (autorais), acrescentar fotos/figuras para ilustrar a atividade e finalmente postar um comentário aqui em baixo sobre o que aprenderam e as dificuldades de refazer o trabalho.
Tudo isso deverá ser feito até o dia 14/03 às 12:00hs
As correções necessárias já foram realizadas no relatório acima. Não tivemos dificuldades em refazer o trabalho, porém aprendemos um pouco mais sobre o plágio, descobrindo que somente a referência não é aceita, pois temos que parafrasear e referenciar.
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